2 de ago. de 2010

Na Copa da África do Sul, os telespectadores da TV Bandeirantes assistiram aos jogos com uma novidade interativa.

Empresa de SC desenvolve televisão com interatividade

Sistema foi desenvolvido por uma empresa de Joinville. Foto Divulgação

Os aplicativos para TV digital são a aposta de emissoras na busca de interatividade, e uma empresa catarinense é uma das primeiras a desenvolver soluções para a área.

As aplicações interativas são novidade tanto entre as emissoras de TV quanto para o público. Durante a Copa da África do Sul, os telespectadores da TV Bandeirantes que moram em São Paulo e Rio de Janeiro puderam assistir aos jogos com uma novidade interativa. Os espectadores com acesso à TV digital desfrutaram na própria tela de informações em tempo real sobre os jogos, tabelas de classificação, datas dos jogos, dados sobre os times e jogadores.

O sistema foi desenvolvido pela empresa catarinense Brava iTV, de Joinville, em parceria com a TQTVD, empresa que pertence à TOTVS, maior grupo de software brasileiro. A iniciativa foi uma das primeiras aplicações interativas transmitidas no novo sistema de TV digital brasileiro, adotado por outros países, como Argentina, Chile, Peru, Costa Rica, Filipinas entre outros.

Pelo controle remoto, o telespectador teve acesso a informações repassadas pelo aplicativo. O programa mostrou informações sobre a Seleção Brasileira e a Copa 2010, além de dados sobre a partida que estava em andamento. Também era possível visualizar estatísticas da Seleção Brasileira em outras Copas, o resumo de conquistas
passadas e informações detalhadas sobre cada jogador convocado.

De acordo com o sócio da empresa Anderson Nielson, mais projetos estão sendo desenvolvidos para ampliar o conceito de interatividade e informação pela TV digital. "Continuamos firmes, buscando entender e aprender sobre este complexo e novo mercado, trabalhando dia após dia na consolidação de importantes parcerias e ampliação do network", declara.

A Brava iTV possui uma equipe que tem como metas entender as necessidades do mercado, o comportamento do telespectador, a usabilidade das aplicações e as possibilidades que a tecnologia oferece. A Brava iTV também investe no desenvolvimento de aplicativos, que permitem a interatividade em programas participativos, advergames (que misturam publicidade com jogos), conteúdo estendido e a própria publicidade com interação do telespectador.

Para os aplicativos que a empresa desenvolve, o público-alvo são os anunciantes de TV, via agências, além das próprias emissoras e operadoras de TV.

02/08/2010 | 14h39



Nenhum comentário:

Postar um comentário