27 de set. de 2010

Já que a estatal não funciona …

Franqueados ameaçam criar correio privado

Empresários associados aos Correios reclamam de indefinição na situação legal de centenas das agências

Central dos Correios

Funcionários em central dos Correios: franqueados reclamam de imbróglio legal

São Paulo - Os franqueados dos Correios de São Paulo, que podem ter de fechar as portas em 10 de novembro caso o imbróglio das licitações não se resolva, estão se organizando para já no dia 11 lançar uma nova empresa que funcionará como um correio privado.

O presidente da Associação Brasileira de Franquias Postais de São Paulo (Abrapost), Márcio Ramos Pires, disse que já está com conversas "bem adiantadas" com empresas de logística para a entrega das correspondências. Hoje, as franquias só atuam na postagem dos materiais. A entrega fica a cargo dos Correios. "Como empresários não podemos simplesmente sucumbir, por isso buscamos uma saída já que não há diálogo com os Correios", diz Pires.

O chefe do Departamento de Relações Institucionais dos Correios, Mário Renato Borges da Silva rebate as críticas dos franqueados. "É um absurdo dizer que não há diálogo. Neste ano, a Abrapost participou de 10 reuniões aqui nos Correios", diz. Para Moreira e Pires, no entanto, a decisão dos Correios de colocar um plano de contingência de R$ 426 milhões para cobrir a saída dos franqueados da rede, foi unilateral e "encerrou qualquer chance de diálogo."

O imbróglio envolvendo as licitações das franquias da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) será alvo de uma reunião interministerial na próxima terça-feira, com representantes das Comunicações, do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Casa Civil e da Advocacia-Geral da União (AGU).

Na semana passada, os franqueados conseguiram uma liminar na 4.ª Vara da Justiça Federal de Brasília que obriga os Correios a paralisar o processo de licitação vigente e republicar os editais com a inclusão da ampliação do portfólio de serviços que podem ser prestados pelas lojas terceirizadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

25/09/2010 | 10h08

Nenhum comentário:

Postar um comentário