1 de ago de 2010

Uma empresa que colhe os resultados de um dos maiores fatores de influência atuais.

5 razões porque a Ford continua a brilhar nas mídias sociais


Existem poucas companhias que entendem que o marketing em mídias sociais é um processo de aprendizado contínuo como a Ford.  Qualquer empresa, grande ou pequena, pode aprender com a Ford, em especial com o mais recente lançamento do Ford Explorer 2011 no Facebook. Aqui estão cinco razões pelas quais Scott Monty e sua equipe continuam a brilhar na arena das mídias sociais.

1.Eles entendem sua audiência: Cada carro da Ford tem como alvo diferentes segmentos, audiências, demografias, etc. cada campanha apela para um público alvo em particular. A equipe parece compreender que, embora as pessoas possam amar a Ford, elas amam ainda mais o carro que dirigem. A Ford se esforça para compreender isso e envolver as pessoas nesse mesmo nível.
2.Eles aprendem com as experiências: A mais notável das recentes campanhas da marca é o “Ford Fiesta Movement” onde a equipe de Monty trabalhou com 100 evangelistas de mídia social para promover o novo Ford Fiesta. Os objetivos foram definidos, medidos e alcançados, cada um em diferentes taxas de sucesso. Apesar de as visualizações de vídeos não serem consideradas “virais” em números, um número se sobressaiu: 50.000 clientes em potencial ficaram interessados, 97% dos quais atualmente não possuem  um Ford.
Aprendendo com a campanha do Fiesta, a equipe levou a nova campanha do Ford Explorer a um novo nível. Engajando os fãs do antigo Explorer onde eles são mais ativos.
3.Eles definem metas e métricas: Há pelo menos uma métrica que foi revelada publicamente sobre a campanha do Ford Explorer: 30.000 fãs no Facebook antes do lançamento em 26 de julho, 2010. Eles alcançaram  a métrica e um fã sortudo vai ter um novo Ford Explorer em sua garagem. Ao definir metas e métricas, a equipe de Monty sempre sabe onde investir tempo e recursos para alcançar os compradores em potencial de forma mais efetiva.
4.Eles integram: Para Monty e sua equipe, isso não envolve apenas quantos fãs a Ford conquista no Facebook, trata-se de envolver potenciais compradores de carros em todos os níveis. Seu PPC e mídia paga em sites como CNN e Yahoo trabalham lado a lado com os seus vídeos no YouTube, fotos no Flickr e páginas no Facebook.
O conteúdo que a equipe de marketing da Ford está apresentando para o público não é apenas um comercial no YouTube, ele conta histórias que capturam e tocam o espectador. Eles integram seu site com vídeos e fotos, eles encorajam o engajamento, não apenas no Twitter, mas no Facebook e em blogs.
5.Um passo a frente: Ao invés de revelar o novo Ford Explorer no auto show, a Ford decidiu dar esse privilégio aos seus fãs no Facebook. A empresa percebeu que o futuro do marketing é levar as pessoas a participarem das conversas e partilharem suas experiências. A Ford está olhando para o futuro e percebendo que as experiências de uma pessoa com a sua marca e seus carros são o que continuam a vender os seus veículos.


Ricardo de Paula | 30/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário