30 de jul. de 2010

O produto ainda não foi lançado, mas a empresa promete uma eficiência de até 90% no aproveitamento da energia.

Tecnologia de indução promete libertar carros elétricos da tomada

Chamado de Plugless Power, sistema funciona por princípio eletromagnético; basta encostar o veículo ao aparelho para a recarga começar.

De forma similar ao que já foi feito com os carregadores para celulares (o “Touchstone” para Palm Pre é um exemplo), a Evatrens, uma empresa norte-americana, está desenvolvendo uma solução capaz de carregar carros elétricos sem que estes sejam sequer conectados por um cabo.

O “Plugless Power” trabalha a partir de um adaptador ligado ao veículo e uma placa de energia posicionada perto dele. Para reabastecer o carro, basta estacioná-lo próximo ao dispositivo (bem próximo, diga-se), e este começará a carregá-lo a partir de uma indução eletromagnética que chegará ao adaptador para, em seguida, ser transferida à bateria do veículo.

O produto ainda não foi lançado, mas a empresa promete uma eficiência de até 90% no aproveitamento da energia. A Evetrans conduzirá um programa piloto em breve. Portanto, caso o consumidor more nos Estados Unidos, tenha um carro elétrico e esteja disposto a testar o novo sistema, basta se inscrever no site da companhia.

De qualquer forma, espera-se que o Plugless Power já esteja nas lojas no começo de 2011 – nos EUA, pelo menos.

Chris Head | PC World/EUA | 30/07/2010 | 09h05

Nenhum comentário:

Postar um comentário