19 de jul. de 2010

0º aquecendo São Joaquim e região.

O frio chegou, e o turismo da Serra Catarinense agradece


Temperatura ficou abaixo de zero em São Joaquim, onde os hoteis já estão com ocupação alta. 
Foto Gisele Velho/Divulgação

A terça-feira foi apenas o prenúncio do frio que chegaria nesta quarta-feira. Na Serra Catarinense, a temperatura que havia estado perto do 0ºC, como em São Joaquim, desceu ainda mais, para a alegria dos turistas que chegam à cidade.

Em Urupema, na manhã desta quarta, os termômetros marcaram -6ºC. Em Florianópolis, a temperatura caiu a 5,7ºC. A chegada do frio é uma boa notícia para o comércio das cidades serranas, onde os turistas chegam junto com o inverno.

Segundo a secretária de Turismo de São Joaquim, Maria Gorete Oderdenge, a taxa de ocupação dos hotéis está alta, principalmente nos fins de semana, e alguns acampamentos de turismo não têm vaga. O movimento turístico no município aumenta gradativamente e, em 2009, cresceu em torno de 15%.

A diretora de Turismo de Urubici, Beatriz Oliveira, conta que, com a mudança de temperatura de ontem para hoje, já houve um aumento no movimento. "Já há algumas visitações, e a gente acredita que vai começar a melhorar de hoje em diante", comemora.

A alta temporada na Serra Catarinense vai de meados de junho a setembro. Mas por enquanto, o fluxo de turistas em Urubici está menor este ano. "Junho foi bem parado", lamenta Beatriz. Ela estima que a chegada tardia do frio e a realização da Copa do Mundo influenciaram na demanda. O término do campeonato e a baixa nos termômetros alimentam as boas expectativas da Secretaria de Turismo. A previsão de neve para o final de semana também anima as previsões.

O turista procura os hotéis-fazenda, restaurantes e casas de fondue de São Joaquim para curtir o frio em uma das cidades mais altas do país e tentar ver neve. A enogastronomia, que alia vinhos e culinária também é um atrativo local. "São Joaquim está despontando nos vinhedos", afirma Maria Gorete. O município tem 14 vinhos premiados.

Durante os finais de semana, a ocupação dos hotéis é praticamente 100% nesta época. Portanto, o turista que quiser tirar os casacos do armário e conhecer as belezas naturais de Urubici - como a Pedra Furada e o Morro da Igreja, as cascatas Véu de Noiva e Avencal e o Morro do Campestre - devem reservar sua estada antes.

ADRIANA MEYGE | 13/07/2010 | 12h48



Nenhum comentário:

Postar um comentário