6 de mar. de 2011

É certo trabalhar segunda e terça?

Empresas não são obrigadas a liberar seus funcionários em dias de Carnaval

Legalmente, segunda, terça e quarta-feira não são considerados feriados nacionais; aumentar envolvimento dos funcionários com projetos pode evitar desmotivação nesse período.

the image

Apesar de institucionalizado na cabeça de todos os brasileiros, os dias de Carnaval (7 a 9 de março neste ano), que caem na segunda, terça e quarta-feira, não são considerados feriados nacionais pela legislação brasileira. “Essas datas são dias normais, se não há nenhum tipo de acordo entre o empresário e seus funcionários esses dias são de trabalho”, afirma Luiz Afrânio de Araújo, advogado trabalhista do escritório Veirano Advogados. “A empresa tem direito de advertir o funcionário que faltar sem justificativa se a folga não foi combinada previamente.”

Muitas empresas, porém, acabam seguindo o costume de fechar as portas durante as festividades dessa época. Mas para alguns negócios, como pousadas turísticas e lojas de shopping, isso não é uma opção. Nesses casos, há alternativas para contornar a desmotivação dos funcionários. “Uma delas é sempre envolvê-los com os projetos da empresa, fazer com que eles achem importante estar presentes”, explica Sumara Jurdis, especialista em motivação e comportamento.

O mais importante nessa questão, afirma Sumara, é deixar a presença ou a folga dos funcionários acordada com antecedência e manter uma comunicação clara. “Tudo o que já tiver sido acordado com antecedência não

leva a uma desmotivação, porque isso já era de conhecimento do funcionário, expectativas não são geradas”, afirma. “Mas com certeza a empresa vai passar uma imagem de desleal se por acaso prometer os dias de folga e voltar atrás.”

Rafael Farias Teixeira | 04/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário