13 de jul de 2010

A partir do uso de processadores embarcados de alta capacidade, câmeras, softwares de reconhecimento 3D e conexão sem fio de alta velocidade, o carro do futuro será mais econômico, seguro e confortável.


Tecnologias embarcadas da Intel prometem revolucionar os automóveis

Carro do futuro será inteligente, conectado e elétrico


Trazer a Internet para o carro vai muito além de encaixar um computador no painel ou no banco do passageiro. A integração de sistemas inteligente e conectados aos automóveis promete grandes revoluções na indústria nos próximos anos. Com o uso de processadores embarcados Intel Atom, o carro do futuro estará conectado a Internet 100% do tempo e trará uma lista de funcionalidades inovadoras, incluindo ferramentas de diagnóstico, segurança, monitoramento, entretenimento e uso racional de energia elétrica.

Demonstrado durante o Research@Intel Day 2010 em Sunnyvalle, California, o "carro inteligente" transforma o ato de dirigir e de gerenciar o veículo. A partir do uso de processadores embarcados de alta capacidade, câmeras, softwares de reconhecimento 3D e conexão sem fio de alta velocidade, o carro do futuro será mais econômico, seguro e confortável.

Controle Remoto
O carro inteligente está conectado a Internet o tempo todo e comunica-se diretamente com seus outros dispositivos, como smartphone ou notebook. A partir de um browser de Internet, você poderá realizar diagnósticos, ligar ou desligar o carro, controlar o ar condicionado ou até mesmo espiar o interior do carro através de câmeras instaladas no veículo.

Anti-Furto
Sempre que o seu alarme dispara, o carro automaticamente envia uma mensagem de texto para o seu celular com um link para a página de seu carro na Internet. Nesta página, você pode assistir vídeos do que acontece no interior ou ao redor do seu carro em tempo real, bem como do momento imediatamente anterior ao alarme ser disparado. Você também pode enviar comandos pela Internet para trancar as portas ou até mesmo desligar o carro. Você também pode rastrear seu carro em tempo real através do GPS, mostrando sua localização atual em um mapa.

Co-Piloto Inteligente
O carro inteligente é capaz de reconhecer o que acontece ao seu redor e medir a distância entre seu veículo e o carro da frente ou de trás com precisão de poucos centímetros. Ele pode também calcular a velocidade e a posição relativa de outros veículos, avisando o motorista sempre que uma situação potencialmente perigosa surgir.

"Caixa-Preta"
Quando o acidente for inevitável, o sistema do carro será capaz de armazenar todos os dados referentes a viagem em uma "caixa-preta" semelhante a usada nos aviões modernos. Estas informações podem ajudar as autoridades a descobrir as reais causas de um acidente e também ajudar a criar veículos mais seguros no futuro.

Movido a Eletricidade
O carro do futuro não vai ser só conectado - vai ser também elétrico. Embora a tecnologia para os carros elétricos já exista há algum tempo, há um grande problema no gerenciamento de energia para os automóveis. A Intel, que já conta com tecnologias inteligentes para o uso de energia em seus processadores, agora pesquisa como os carros do futuro poderão funcionar de forma mais eficiente, rodando mais sem necessitar de muita eletricidade.

Sobre a campanha Apaixonados pelo Futuro
No Brasil, a campanha "Apaixonados pelo Futuro" reflete a visão da Intel de que tão importante quanto desenvolver a tecnologia em si é preparar o mercado e a sociedade para receber e aproveitar essa tecnologia. Por isso, a Intel está profundamente comprometida com todos os mercados onde opera. Desde sua chegada ao Brasil, há 22 anos, a Intel tem ajudado a preparar o país para o futuro - por meio de seu compromisso de levar ao mercado a liderança tecnológica, a inovação, e da contribuição contínua para a adoção da tecnologia, da melhoria na competitividade do mercado e da indústria local e da realização de fortes investimentos para o desenvolvimento do potencial humano por meio dos programas educacionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário